"Usina do Porto" - mais de 20 anos em prol da cultura da nossa Capital e Estado

     O jornal Usina do Porto foi lançado em setembro de 1994 pelo jornalista e editor Jorge Luiz Olup com o apoio da Secretaria de Turismo do RS.
     Sua proposta era de preencher uma lacuna existente na época, em Porto Alegre: uma publicação específica sobre a área cultural, dirigida ao público gaúcho, turistas, amantes da literatura, da música, do teatro, do cinema, das artes plásticas e visuais, fotografia, lazer e gastronomia.
     Desde sua 1ª edição, bastante dedicada ao Porto Alegre em Cena, tornou-se imprescindível como fonte de consulta, por ser a única publicação que divulga a Programação Mensal dos teatros, museus, espaços e culturais, para todos que valorizam a cultura, proporcionando aos mesmos a oportunidade de se programarem e adquirirem os ingressos com antecedência.
     Em 09 de outubro de 2003 foi lançada uma nova fase do jornal Usina do Porto com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria Estadual da Cultura e da Casa de Cultura Mário Quintana.
     A política de divulgação cultural e distribuição gratuita mensal rapidamente colocaram suas páginas de formato tabloide em cores no cenário da cidade.
     O Usina do Porto sempre divulga em primeira mão o que acontece em nossa Capital e Estado, com total liberdade de opinião dos colunistas e convidados, todos formadores de opinião.
     Promove uma leitura agradável e instrutiva através das seções assinadas por renomados articulistas, representantes da cultura de Porto Alegre e do País: Ponto de Vista (Sergio Napp), Linha Direta (Walter Galvani), Contra Ponto (Paulo Amaral), Editorial (Caho Lopes), Medicina & Saúde (convidados), A Saúde da Mulher (Dr. Nilton Alves), Cine & Vídeo (Marcelo Oliveira da Silva), Música & Cia. (Rogério Ratner), Cenas Em Cena (Luciano Alabarse), Artes Visuais (Alfredo Aquino), Letras & Cia. (Jaime Cimenti), Papo do Renato (Renato Pereira), Crônicas do Cotidiano (Camilo de Lélis), Cenas da Cidade (Adeli Sell), Confraria dos Gourmets e Turismo (Thamara de Costa Pereira).
     As seções Sala Vip, Via do Porto e Tribuna Livre são disponibilizadas para autoridades de diferentes esferas da nossa cidade e do estado, como Governador, Prefeito, Secretários do Estado e do Município, tanto da área cultural, como nas mais diversas pastas, divulgarem assuntos de interesse da comunidade.
Apresenta também o Projeto Revendo Porto Alegre (seção Fotos em Foco), que valoriza pontos turísticos, casarios e espaços alternativos da nossa capital, sempre pela câmara fotográfica de um profissional conceituado da área.
     É de interesse comum, contribuir com o crescimento do mercado turístico da nossa bela "Porto Alegre dos Casais", fato ainda relevante e propício à expansão do Mercosul facilitando o acesso ao nosso periódico que é distribuído gratuitamente em mais de 1.000 pontos estratégicos: todos os teatros, espaços culturais, casas de espetáculos, museus, galerias de arte, hotéis, órgãos e secretarias públicas culturais e de turismo, nas 258 Escolas Estaduais de Porto Alegre e nas 92 Escolas Municipais para a direção e professores, Palácio Piratini, Palacinho, secretariado estadual, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de POA, secretariado municipal, Câmara dos Vereadores, Santa Casa, O Passeio, Cursos Universitários, FAMURS – Federação das Associações dos Municípios do RS (para todos os Secretários de Turismo, Educação e Cultura em 496 municípios gaúchos), para os aquartelamentos da Brigada Militar em todo o Estado do Rio Grande do Sul, SAT Aeroporto Internacional Salgado Filho, SAT Mercado Público do Bom Fim, SAT Mercado Público, SAT Usina do Gasômetro, SAT Linha Turismo – Terminal Linha Turismo, SAT Praia de Belas Shopping, SAT Shopping Bourbon Country, SAT Moinhos Shopping, SAT Shopping Total, anunciantes, assinantes e pontos estratégicos em vários bairros: Centro, Independência, Moinhos de Vento, Mont'Serrat, Bom Fim, Rio Branco, Petrópolis, Santa Cecília, Caminho do Meio, Auxiliadora, Santana, Floresta, Zona Norte, Zona Sul, Menino Deus e Cidade Baixa.
     O jornal Usina do Porto foi contemplado, por unanimidade pela Comissão Organizadora, com o Prêmio Joaquim Felizardo 2008 o mais importante de nosso Estado na área cultural, na Categoria de Mídias Culturais – Especial e com o Prêmio Amigo do Livro 2008 da Câmara Rio-Grandense do Livro.
     Distribuição gratuita.
     Em mais de 1.000 pontos de distribuição em Porto Alegre e Rio Grande do Sul.
     Tiragem de 10 mil exemplares (comprovada).
     No ano que completou 17 anos o jornal Usina do Porto, O Jornal da Cultura levou ao ar este site com o mesmo nome.
Segue as mesmas diretrizes da edição impressa que permitiram conquistar respeitabilidade e credibilidade em nossa Porto Alegre e Estado.
Este espaço virtual é parte importante do Movimento Cultural criado a partir das experiências do jornal Usina do Porto,
     O site www.usinadoporto.com.br se tornou fundamental à área cultural por promover o apoio à cultura e a interatividade entre os colunistas, artistas, a comunidade e todos interessados, temos mais de 12.000 acessos mensais e continuam a aumentar a cada mês.

Sucesso e grandes realizações para todos nós!

Jorge Luiz Olup
O Editor

© Copyright 2011, J. L. Olup "Usina do Porto" - Todos os direitos reservados - Design by Paulo Couto.